terça-feira, 3 de abril de 2012

Welcome to China!

Então, vamos começar a falar dos meus primeiros dias aqui na China. Primeiramente a viagem foi super tranquila, acho que meu voo de Nova Delhi pra Shanghai foi um dos melhores que eu tive.

Chegando em Shanghai, primeira parada e a chegada na China foi aquela sensação estranha, todo mundo com cabelo preto liso e os olhos puxados... Eu olhava pros lados e só tinha chines! E como fazer pra tirar dúvida quando você não fala chinês, tive que me virar de todo jeito.

Quando fui procurar o gate do meu próximo voo pra Pequim achei um cara meio perdido também e ele não era chinês, fiquei meio com receio de falar, não sabia se ele falava inglês, mas pra minha grande sorte ele me perguntou se eu sabia onde era o gate e perguntou em inglês. Na hora foi um alívio escutar alguém falando em inglês, então nós dois fomos achar o gate do voo, graças a Deus achamos.

Eu não consegui entender o nome dele direito, mas acho que era Dilesh, alguma coisa assim. Dilesh é um indiano que a quatro anos mora na China estudando medicina. E pra minha grande sorte e alegria mais ainda Dilesh tava vindo pra mesma cidade que eu, então foi bem mais fácil chegar a minha cidade.

Depois de passar por dois gigantes aeroportos, são um dos maiores do mundo pra vocês terem noção. Gigante! Enfim, chegando a Tianjin, depois de 16 horas de viagem entre onibus e aviões. Primeira impressão da China: Organização e limpeza. Tianjin é muito organizada, em relação a rodovias, ruas, a maioria das ruas são muito limpas, não 100% das ruas, mas a maioria que visitei até agora são limpas e organizadas.

Durante a primeira semana estou morando em uma host family, porque aqui na China estão em um feriado durante segunda, terça e quarta. Então só vou morar nos apartamentos do colégio na próxima sexta e provavelmente começar a trabalhar na segunda, mas tudo indica que vou passar o final de semana preparando apresentações... Tá pensando que vida de intercambista é fácil?! Não é fácil não! :P Tem que ralar muito!

A experiência tá sendo massa aqui na casa dos chineses, a cultura deles é muito diferente da nossas. Foram bastante receptivos, o cara aqui da casa é o Zhang ou em inglês Allen, ele tem 20 anos, estuda Finanças na Tianjin Finance University e trabalha a um mês na AIESEC. A mãe do Zhang também fala inglês, as vezes ela se complica ao falar, mas sempre o Zhang ajuda ela quando ela não sabe ou não entende alguma palavra em inglês. E o pai do Zhang não fala inglês, mas sempre tá sorrindo pra mim com aquele jeito chinês simpático.

Primeira gafe, perguntei se eram só eles que moravam aqui na casa, dai a mãe do Zhang respondeu que só, que aqui na China eles só podem ter um filho, que isso é lei. Dai só depois que ela falou lembrei que tinha lido sobre isso, mas acabou que não ficou nem tanto como gafe porque depois eu mostrando fotos da minha família a mãe dele ficou louca pela minha família, porque tenho dois irmãos e depois ela falou como se estivesse lamentando que na China eles só podem ter um filho. É lei, eles não podem fazer nada. Mas ficou a questão na minha cabeça: Daqui a alguns anos não vai mais existir o parentesco irmão(ã), primo(a), tio(a), cunhando(a)... Só vai existir pai, mãe, avô e avó... Muito estranho isso. Mas essa lei existe pra tentar controlar a população, afinal é muita gente! Pra vocês terem noção, a cidade que estou é a quarta maior cidade da China e são quase 13 milhões de pessoas que vivem aqui, é muita gente! :P

Aqui já conheci uns 30 chineses, todos trabalham na AIESEC, então todos na média da minha idade, bem melhor pra interagir e conhecer a cidade. Allen me convidou pra uma festa deles no domingo, a festa era que eles cozinhavam diversas comidas chinesas e depois iam comer, durante isso também tinha alguns jogos, como twister, entre outros. Foi bem animado, na verdade os chineses quando se juntam são bem animados.

Quando cheguei na festa poucos falaram comigo, só falavam aquele “Hello” e meio que mantiam distância, eu era o único de fora, então eu via todos falando de mim, foi até engraçado, acho que nos primeiros 30 minutos ninguém se aproximou pra falar, só o Allen, mas depois de uns 30 minutos começaram... Alguém vinha conversar, perguntar de onde eu era, o que eu tava fazendo, enfim, foram todos bem gente boa. Quando percebi quase todos tinha vindo falar comigo, quando percebi mais ainda ele já estavam me rodeando, todos muito interessados em falar comigo. Fotos?! Tirei um monte, sempre alguém vinha me pedir pra tirar uma foto, confesso que fiquei me sentindo naqueles 15 minutos de fama. Hahaha, foi muito bom! Todo mundo me dizendo que queria conhecer o Brasil e claro também que todo mundo falou sobre três coisas: Futebol, Rio de Janeiro e Carnaval. Onde quer que você chega nesse mundo são as primeiras coisas que todo mundo fala, pode ter certeza.

Depois que todo mundo comeu, fomos pra o famoso Karaoke que tem na China, Japão, Korea e Taiwan. No caminho foi todo mundo muito animado dizendo que eu tinha que cantar, que era muito massa e talz. Chegando lá, é o KTV, muito massa o lugar, são centenas de salas de karaoke, dentro de cada sala você encontra jogo de luz, o som é muito alto, um telão e algo que me surpreendeu um pouco: Serviço de bar! Foi muito bom lá, mas também cansativo porque a gente ficou lá de meia noite até 6:00 da manhã! É, eles gostam muito desse karaoke, podem ter certeza :P

É isso pessoal, ainda tô estranhando algumas coisas na minha primeira semana, mas isso é normal. Esperem pra os próximos posts, haha, tem muitas coisas que preciso contar. Fiquem com Deus! Agora a saudade tá duplicada, saudade enorme de vocês no Brasil e saudade enorme dos meus amigos na Índia. Um abraço pra todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário